Toronto é a 4ª melhor cidade para empreender e viver bem
Segundo o ranking da consutoria PricewaterhouseCoopers (PwC), divulgado no primeiro semestre de 2014, Toronto é o quarto centro mais aberto aos negócios e onde também é possível encontrar uma ótima qualidade de vida. O ranking levou em consideração o fator ‘qualidade de vida’ pois vê como parte importante na tomada de decisão da maioria das pessoas ao escolherem em qual cidade irão investir e viver.
Para produzir o relatório “Cities of Opportunity” (cidades da oportunidade), a consultoria analisou diversos critérios: capital intelectual, infraestrutura, transportes, custos de vida e facilidade em fazer negócios são alguns deles. Confira a lista:
10° Chicago
Com seus quase 3 milhões de pessoas, Chicago é a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos. Chicago conseguiu o décimo lugar na lista por ser um pólo industrial – com destaque para a presença da fabricante de aviões Boeing – pela facilidade em se fazer negócios na cidade. Segundo a PwC, Chicago só não está mais a frente na lista por alguns problemas de infraestrutura e transporte.
9° Sydney
A maior cidade da Austrália é a cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida no mundo, segundo a PwC. Além disso, Sydney tem uma economia forte e bastante oportunidade para empreender. O problema são os altos custos de vida: o aluguel mensal de um único quarto é de cerca de R$ 5 mil por lá, o que dificulta um pouco a vida de quem se muda para Sydney para ganhar dinheiro.
8° Hong Kong
A província autônoma chinesa é uma das economias mais liberais do mundo, com um mercado financeiro robusto e impostos baixíssimos. O sistema de transporte funciona bem: 90% dos trajetos dentro da cidade são feitos en trens, barcos, ônibus e táxis. Por outro lado, a poluição é um ponto negativo, segundo a PwC.
7° Estocolmo
A capital sueca é uma das cidades europeias com as maiores altas populacionais e crescente efervescência nos negócios. Quando o assunto é inovação, Estocolmo também se destaca: na década de 1990, a cidade foi pioneira ao instalar cabos de fibra ótica, que transmitem dados com maior velocidade. Um dos problemas de Estocolmo é o aumento da imigração, que pode saturar o mercado de trabalho.
6° Paris
De acordo com a PwC, Paris se destaca pelo número de universidades e pelo alto nível educacional da população. O sistema de transporte também é modelo para o mundo: são 14 linhas de metrô, trens para quem mora mais longe e faixas exclusivas para ônibus. No entanto, a crise econômica trouxe altas taxas de desemprego. Além disso, o alto custo de vida pode repelir empreendedores.
5° São Francisco
A cidade é o coração do Vale do Silício, região dos EUA conhecida pela presença de empresas de tecnologia. O contato com milhares de empreendedores é um trunfo para quem quer aperfeiçoar o negócio ou conseguir um investimento. No entanto, com o aumento nos custos de vida, muita gente está saindo de São Francisco e buscando cidades mais afastadas.
4° Toronto
A facilidade em fazer negócios e a proximidade aos Estados Unidos, aliada à excelente qualidade de vida da cidade canadense, colocam Toronto no quarto lugar da lista da PwC. Problemas na mobilidade urbana, por conta do trânsito, são um ponto negativo.
3° Cingapura
A cidade-estado asiática tem uma economia bastante liberal, o que atrai muitos empreendedores de fora. Avanços em transporte e infraestrutura fizeram Cingapura saltar quatro posições no ranking da PwC desde 2012. A falta de áreas verdes e a resistência da população a práticas sustentáveis são alguns dos problemas do país.
2° Nova York
Segundo a PwC, Nova York não é a melhor cidade do mundo em nenhum critério de análise, mas ocupa os primeiros lugares em todas as categorias. A cidade tem tudo: Nova York conta com as maiores bolsas de valores do planeta (Nyse e Nasdaq), oferece facilidade em fazer negócios e conta com uma infinidade de empresas, atuando em áreas que vão da moda à tecnologia. Os custos de vida e a saturação do transporte público são pontos positivos para quem vive na Big Apple.
1° Londres
Londres oferece fácil acesso tanto para quem está chegando ao Reino Unido – são seis aeroportos internacionais nos arredores da cidade – quanto para quem precisa se locomover dentro das cidades: com uma grande malha metroviária, só não usa transporte público quem não quer. De acordo com a lista, Londres é destaque em tecnologia por fornecer internet gratuita para a maioria das escolas. Um dos problemas trazidos pela crise econômica foi o aumento dos custos de vida, que está fazendo muitos londrinos saírem da cidade.
A íntegra da pesquisa da PwC pode ser vista aqui:
Related Posts
- Vancouver’s Hot Chocolate Festival is Back with 100+ Flavours
- Toronto Light Fest at The Distillery District
- What’s open and closed in Toronto on Christmas and Boxing Day
- Enjoy a picture-perfect gourmet picnic in a weatherproof globe on a beach in Vancouver!
- Vancouver’s Arabic Language Festival this December
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- janeiro 2017
- junho 2015
- fevereiro 2015
- dezembro 2014
- novembro 2014
- outubro 2014